Contador de acesso grátis
visitantes

domingo, 23 de outubro de 2011

Questões para a Avaliação de História

1.Porque no segundo império o Brasil passou por uma estabilidade política?
Porque os movimentos revolucionários diminuíram devido ás pressões e ás mortes causadas em razão da Sabinada, Balaiada e Cabanagem.
2.Quando e de onde veio o café?
No fim do século XVII e o começo do século XIX. Ele veio da África.
3.Cite alguns fatores que contribuíram para o crescimento do café:
O significativo aumento da procura do produto pelos mercados consumidores europeu e americano e o aumento do preço nesses mercados. Outro fator foram o clima e o solo brasileiro, favoráveis para o cultivo do produto.
4. Porque era mais vantajoso para os cafeicultores manter os escravos trabalhando em vez de trabalhadores livres?
Porque os escravos trabalhavam de 15 a 18 horas por dia e até podiam ser alugados ou vendidos, o que proporcionava lucro para seus donos. E também porque, se o escravo lhes desobedecesse poderia ser castigado sem nenhum problema, porque não possuía direitos. Com o trabalhador livre não era dessa forma, pois, por menores que fossem os direitos, ainda representavam muito em relação aos escravos. Além do mais, possuir escravos conferia ao fazendeiro prestígio e importância e era sinônimo de poder e riqueza.
5. Porque o tráfico negreiro foi extinto?
Porque a Inglaterra precisava de gente para comprar os seus produtos industrializados, e, como escravos não têm dinheiro, a burguesia inglesa pressionou o Brasil a acabar com o tráfico negreiro e contratar trabalhadores livres.
6.  Defina o que foi o sistema de parceria:
Foi uma relação de trabalho no qual era aproveitado o Imigrante europeu.
7.Quem fazia parte dos partidos liberal e moderador?
Homens ricos como: advogados, traficantes de escravos e fazendeiros.
8. O que os pernambucanos reivindicavam na revolução praieira?
A situação miserável de sua população e pela concentração de poder econômico e politico de poucas famílias.
9. O que decretava a Tarifa Alves Branco?
Que as mercadorias que chegassem ao Brasil pagariam 60% de imposto e não mais 15%. Isso fez com que o preço dos produtos importados aumentasse muito. A saída para solucionar o problema foi produzir as mercadorias no Brasil, pois elas sairiam mais baratas que as importadas.
10. O que foi a Guerra do Paraguai?
Foi a disputa entre quatro países brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, que resultou num grande conflito, o maior da América do sul. Esses países brigavam pelo controle politico econômico da Região Do Rio da Prata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário