Contador de acesso grátis
visitantes

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Revisão

Atividades
1.As orações coordenadas podem ser sindéticas ou assindéticas. Agora leia as orações:

I. Não assisto TV, pois prefiro uma boa leitura.
II. Adoro você e sempre vou adorar, porém não me engane.
III. Fique comigo ou com o mundo.

De acordo com as orações acima, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso nas afirmativas que seguem. Você é capaz!

( ) No período I há duas orações coordenadas sindéticas.
( ) Os três períodos possuem, cada, somente uma oração coordenada assindética.
( ) No período II há uma oração coordenada sindética aditiva e outra adversativa.

2. Vimos em sala que as orações coordenadas são aquelas que não dependem umas das outras e que se classificam em assindéticas e sindéticas. Diante dessa informação, leia o período abaixo e marque o item que classifica corretamente as orações na respectiva seqüência em que elas se encontram.

“Teresa gostava de Simão, mas seus pais eram contra, pois as famílias eram inimigas.”
a)Assindética — Sindética Explicativa — Sindética Adversativa.
b)Sindética Adversativa — Assindética — Sindética Alternativa.
c)Assindética — Sindética Adversativa — Sindética Explicativa.
d)Sindética Conclusiva — Sindética Aditiva — Assindética.
e)Sindética Aditiva — Assindética — Sindética Explicativa.

3. “Mãe, Marcos César é um rapaz maravilhoso, porém não quero ficar com ele”.
A oração destacada classifica-se em:

a)Aditiva. b)Alternativa. c )Adversativa. d)Conclusiva. e)Explicativa.

4. Classifique as orações destacadas de acordo com o código abaixo:

I Sindética aditiva.
II. Sindética adversativa.
III. Sindética explicativa.
IV.Sindética conclusiva.
V.Sindética alternativa.

( ) As ruas estavam molhadas, porque choveu à noite.
( ) José entendeu os testes, portanto pode fazer as provas.
( ) O filho chegou, mas a mãe não notou.

5. A vida transcorre entre o sucesso e o insucesso.
É importante, ------------, que o adolescente enfrente adversidades, fracassos e frustrações para que possa, segundo a canção popular, “sacudir a poeira e dar a volta por cima”.
A conjunção que introduz uma idéia de conclusão é :
a) porquanto
b) porém
c) pois
d) contudo
e) conquanto

6. “Os pais incentivaram os filhos para a leitura; estes, contudo, pouco leram.”
A conjunção expressa idéia de:
a) conclusão
b) oposição
c) alternância
d) adição
e) explicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário